Blog

Primeira titular da SPD, deputada estadual Mirian Sobreira, recebe homenagem

0

Concorrida solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 16, na Escola de Saúde Pública de Iguatu, marcou o lançamento do Projeto Juventude do Futuro – Edição 2017 na região Centro-Sul cearense. A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) coordenará as atividades preventivas a serem realizadas em Iguatu, Quixelô e Icó.

Através do Projeto Juventude do Futuro, a SPD aplicará os programas de prevenção às drogas Jogo Elos e Famílias Fortes junto a estudantes do ensino fundamental I e II de escolas da rede municipal de Iguatu e Quixelô e para famílias em situação de vulnerabilidade social em Iguatu, Quixelô e Icó.

O evento em Iguatu contou com a presença da secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio. O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, foi representado pelo vereador Rubenildo Cadeira. Primeira titular da SPD, a deputada estadual Mirian Sobreira também esteve presente, além de gestores dos municípios de Icó e Quixelô.

Município de Iguatu se destaca na cerimônia de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais

0

O prefeito Ednaldo Lavor participa, em Fortaleza, do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais. A cerimônia acontece na manhã de hoje, 17, e amanhã, 18, na Assembleia Legislativa do Ceará. O secretário de Meio Ambiente e desenvolvimento Urbano do Município, Fábio Bandeira e parte de sua equipe também participaram do evento que contou ainda com a presença de Edson Duarte, secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA; Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Ceará e diversas autoridades ligadas ao setor.

Prefeitura de Iguatu elabora PL que garante transporte gratuito para universitários da zona rural do município

0

O Executivo Municipal elaborou o Projeto de Lei Nº 52, de 15 de agosto de 2017, que dispõe sobre o uso dos ônibus escolares enviados para o transporte de estudantes da zona rural para que possam ser utilizados, quando ociosos, na condução dos estudantes universitários. O objetivo é oferecer o serviço de forma gratuita. O PL deverá ser encaminhado o mais rápido possível para ser votado na Câmara.

Uma vez transformado em lei, o projeto representará a solução definitiva para os estudantes universitários da zona rural que não dispõem de transporte para se deslocarem até a sede do município para estudar, diminuindo assim as dificuldades para que possam concluir o ensino superior.  

Prefeitura de Iguatu desburocratiza emissão de Certidão Negativa de Débitos Municipais

0

Com o objetivo de facilitar a vida do contribuinte, o Decreto 39/2017 que regulamenta a Lei nº 1.061, de 29 de Dezembro de 2005 (Código Tributário Municipal), que dispõe sobre os critérios para a concessão de inscrição municipal e alvará municipal; de expedições de Certidões Negativas de Débitos Municipais; e estabelece os modelos de requerimentos administrativos para Processos Administrativos Tributários no âmbito Municipal de Iguatu, agora poderá ser acessado via internet, no site da prefeitura de Iguatu.

A novidade é que o Decreto n° 39/2017 estabelece os novos critérios e requisitos para a expedição de Alvará de Licença e Funcionamento, bem como fornece os novos modelos de requerimentos em formato de formulário a serem protocolados no Setor de Arrecadação para isenção, imunidade e prescrição.

PREFEITURA DE IGUATU INTENSIFICA MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA E PTERÍGIO

0

A Prefeitura de Iguatu realizou, nesse sábado e domingo, 12 e 13, mais um mutirão de cirurgias de catarata. Os trabalhos serão realizados na Policlínica de Iguatu Dr. Manoel Carlos de Gouveia. O objetivo é operar 240 pacientes que estão na fila da unidade.

Somente nesse final de semana, 72 pacientes se submeteram a cirurgias de catarata. Eles passaram por uma avaliação pré-operatória nos dias 08 e 09 de julho e já saíram com suas cirurgias agendadas. A previsão é que nos dias 19 e 20 deste mês sejam realizadas mais 78 cirurgias de catarata e dia 26, mais 40 cirurgias de pterígio. O médico Responsável pela equipe é o Dr. Hermínio Resende.

PREFEITURA DE IGUATU INTENSIFICA TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA CIDADE

0

A Prefeitura de Iguatu, por meio da secretaria da infraestrutura intensifica a recuperação e a construção de calçamentos e asfaltos em diversas ruas e avenidas para garantir melhorias nas vias públicas e dar maior segurança à população. A ideia é que todas as vias com problemas de pavimentação sejam contempladas pelo trabalho de restauração viária.

Atualmente, a Rua Francisco Adolfo, localizada no bairro Bugi, está sendo completamente reestruturada com pedra tosca, em seguida receberá a malha asfáltica. Ao todo, serão 60 mil metros quadrados de asfalto e mais a recuperação do calçamento em diversas ruas do município.

Projeto de lei visa a criação da Região Metropolitana Centro-Sul

0

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa (AL) o projeto de lei de autoria da deputada Mirian Sobreira que dispõe sobre a criação da Região Metropolitana Centro Sul – RMCS. A iniciativa visa instituir os municípios de Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari integrantes de organização, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum.

O projeto de lei tem o objetivo de promover o desenvolvimento e a integração regional sustentável, bem como o crescimento econômico e distribuição de renda, onde Estado e municípios atuem conjuntamente nas microrregiões e nas aglomerações urbanas, visando articular e integrar as ações governamentais.

Inscrições abertas para Festival Esportivo do Comércio em Iguatu

0

Seguem até o dia 25 de agosto as inscrições para a décima edição do Festival Esportivo do Comércio em Iguatu, uma iniciativa do Sesc, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE. Os comerciários da região podem inscrever-se para participar, gratuitamente, de uma programação especial com diversas atividades esportivas. Para garantir participação, basta procurar o Departamento Físico Esportivo (DFE) da Unidade Iguatu do Sesc.

A programação acontece de 28 de agosto a 1º de setembro e envolve atividades de futebol society, natação, futsal.Após a competição, serão distribuídos troféus e medalhas aos destaques das modalidades.

Câmara vota convênio com ExpoIguatu e reajuste dos servidores do SAAE

0

Na sessão da quinta-feira, 10, foram aprovados dois projetos por unanimidade. Com pauta invertida e presença de representações de entidades interessadas, as matérias foram deliberadas antes do pequeno e grande expediente. Um tema debatido na sessão com a presença do secretário de Controladoria ficou em torno de atrasos de recursos financeiros do programa federal destinado à Educação.

A primeira pauta votada foi a mensagem do executivo que autoriza o município a celebrar convênio com o Rotary Club de Iguatu no valor de R$ 35 mil para realização da 54ª ExpoIguatu. Breno Teixeira, coordenador da tradicional feira agropecuária, ressaltou a importância do evento para a cidade. “O evento agrega a economia da cidade e deixa um legado a agricultores, empresários do comércio local. Esse valor é bem-vindo e será usado único e exclusivamente para premiações que produtores leiteiros da cidade e região participam”, pontuou.

Rotary Club de Iguatu soma forças para instalação do curso de Música

0

Em reunião do Rotary Club de Iguatu na última quarta-feira, 09, a entidade de serviço recebeu uma comitiva formada por membros do ‘Projeto Iguatu Capital da Música’, que busca o envolvimento da sociedade civil organizada na articulação da vinda do curso acadêmico de Música para Universidade Regional do Cariri (URCA) campus Iguatu visando o fortalecimento de polo econômico e cultural da cidade.

O projeto foi apresentado pela professora do curso de economia da URCA, Jaqueline de Souza, e pelos professores da escola de música popular Humberto Teixeira, Mateus Staniel e Gustavo Costa. “Já me deparei com diversos alunos que se sentem obrigados a saírem da cidade ou até mesmo de adormecer esse sonho de conhecimento mais a fundo da arte devido à cidade não possuir licenciatura ou bacharelado em música”, contou Gustavo.

Iguatu é notícia

Tchau querido: Agenor Neto segue condenado no STJ e está fora...

O deputado estadual e ex-prefeito de Iguatu Agenor Neto (PMDB) teve recurso contra uma condenação sua rejeitado em 2015, pela Justiça do Ceará. O ex-gestor foi...