Blog

Prefeito se reúne com superintendente do DER e fala sobre pavimentação asfáltica

0

O prefeito Ednaldo Lavor se reuniu com o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Sérgio Azevedo, e apresentou algumas demandas a exemplo da pavimentação asfáltica ligando o distrito de Alencar a Barrocas, bem como a liberação de asfalto para algumas ruas de Iguatu.

O gestor municipal demonstrou otimismo e disse que a reunião foi muito proveitosa. “Os resultados virão com certeza. Já estamos prontos para dar andamento aos procedimentos necessários a fim de que as obras sejam executadas”, disse o prefeito acompanhado do secretário municipal da Infraestrutura, Tácido Cavalcanti.

Prefeito Ednaldo Lavor participa de lançamento do programa estadual Nem 1 Aluno Fora da Escola

0

O prefeito Ednaldo Lavor (PDT) e a secretária da Educação do município, Eliza Medeiros, participaram do lançamento do programa estadual Nem 1 Aluno Fora da Escola. O evento aconteceu no Palácio Abolição, em Fortaleza.

A solenidade contou com participação do governador Camilo Santana, de outras autoridades estaduais e demais prefeitos. De acordo com o gestor iguatuense, o novo programa tem como objetivo garantir o acesso e a permanência de todas as crianças e jovens de 4 a 17 anos no ambiente escolar.

Iguatu fechou parceria no projeto e está mobilizado nessa causa para que a educação no município e no Estado do Ceará continuem avançando como referência no País.

AVISO DE CANCELAMENTO: Inauguração da Escola de Ensino Médio de Iguatu foi cancelada

0

Informamos que a solenidade de inauguração da Escola de Ensino Médio Maria Daurea Mota, que aconteceria nesta quinta-feira (26), foi cancelada. Em breve, uma nova data será informada.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Gabinete do Governador
comunicacao@gabgov.ce.gov.br
(85) 3466.4898

Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 continua em Iguatu

0

A campanha de vacinação contra influenza teve início e segue até o dia 1º de junho. A Secretaria Municipal da Saúde elaborou um cronograma referente ao período de imunização. A ideia é vacinar o maior número de pessoas possíveis entre o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a secretaria municipal da Saúde, devem ser vacinados os idosos a partir de 60 anos, as crianças de seis meses aos menores de cinco anos, os trabalhadores de saúde, os professores das redes pública e privada, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), as pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

CMDCA lança campanha Leão Solidário

0

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente lançou na manhã de hoje, 19, a campanha Leão Solidário. O objetivo é incentivar a destinação de parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para que ele seja investido na promoção de projetos de atendimento e proteção na defesa dos direitos da criança e do adolescente. O evento que aconteceu na sede do SEBRAE de Iguatu teve a presença do vice-prefeito, Marcos Sobreira.

A doação pode ser feita tanto por empresas (pessoa jurídica) quanto pelos cidadãos (pessoa física) que declaram imposto de renda. O repasse deve ser realizado em uma conta bancária na Caixa Econômica Federal: agência 0613, operação 06, conta 606-0. A campanha do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente conta com o apoio da Secretaria da Assistência Social, do Selo Unicef e do Programa Prefeito Amigo da Criança.

SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA AÇÕES QUE MUDAM A VIDA DOS IGUATUENSES

0

A Secretaria Municipal da Assistência Social realiza diversos programas, projetos e serviços regidos pelas diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que busca garantir o atendimento às necessidades básicas da população por meio de iniciativas baseadas em cidadania e inclusão social. Aqui, pontuaremos algumas ações de destaque no município.

O órgão tem realizado diversos cursos profissionalizantes executados nas unidades dos CRAS em parceria com o SENAC através do “Projeto Acreditar” – beneficiando um total de 800 Participantes com qualificação profissional em diversas áreas.

Outro exemplo de projeto exitoso é o Programa Primeiro Passo, com a inserção de 87 jovens no mercado de trabalho. Uma parceria do município com o Governo do Estado do Ceará.

SAAE executa projetos que beneficiam zona urbana e rural do município

0

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Iguatu tem sido destaque na realização de obras e serviços que beneficiam a zona urbana e rural do município, sempre com o objetivo levar saúde e bem-estar para toda a população, tendo como foco promover a universalização e a manutenção dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, comprometendo-se com a saúde pública, o bem estar social, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico do município.

Em 2017, o SAAE realizou as seguintes atividades: 1.808 hidrômetros foram substituídos; 1.742 ligações novas de água foram realizadas. De janeiro a março deste ano, 739 hidrômetros foram substituídos e 333 ligações novas de água foram realizadas.

No ano passado, 491 famílias foram atendias com abastecimento de água nas comunidades de Itans, Malhada Limpa e Barreiras dos Paraibanos; e 243 famílias das comunidades rurais de Recreio; Riacho Vermelho e Barreiras foram beneficiadas com abastecimento de água de qualidade.

Prefeitura lança Programa Carroçeiro Legal

0

A Prefeitura de Iguatu, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; do Trânsito e Segurança e da Executiva; lançou recentemente em Iguatu o Programa Carroçeiro Legal.

O principal objetivo é promover a cidadania, a inclusão social, a valorização da autoestima e da educação socioambiental através da regularização, capacitação e fiscalização dos condutores, seguindo as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 24, que delega aos órgãos municipais de trânsito tais tarefas. Entenda o projeto:

Como funcionará?
O projeto prevê a criação de áreas de transbordo, distribuídas pela cidade para receber entulho e materiais transportados pelos carroceiros, evitando assim a disposição destes materiais em locais impróprios e que venha provocar transtornos de circulação e poluir nossos mananciais.

Mais segurança viária: Iguatu será contemplado com o Projeto Sinalize, do Detran

0

A deputada estadual Mirian Sobreira e o vice-prefeito de Iguatu, Marcos Sobreira, estiveram na sede do Detran-CE para solicitar a execução do Programa Sinalize no município. A ideia principal do programa é diminuir o número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais, por meio de investimentos na área urbana dos 184 municípios cearenses.

A ação envolve a sinalização de trânsito nas vias municipais e requalificação viária, que inclui implementação de ciclovias e calçadas, incluindo a com sinalização de trânsito e a requalificação viária por meio do asfaltamento das ruas selecionadas no projeto.

A parlamentar e o vice-prefeito foram recebidos pelo superintendente adjunto do Detran-CE, Pablo Ximenes, e pelo coordenador do Sinalize, Marlon Macedo, que garantiram que, em breve, Iguatu vai receber melhorias viárias através do programa.

Câmara de Iguatu aprova Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil

0

A pauta surgiu quando o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS foi a casa solicitar dos vereadores parceria no projeto “Café com Prosa”. O programa tem como objetivos inserir os entes públicos e privados na política de Assistência Social, além de tentar conscientizar a população para não contribuir financeiramente com as práticas de vendas ou de “esmola”.

Ficou instituído o dia 05 de setembro de cada ano para promover o debate com a sociedade civil sobre o combate ao trabalho infantil, garantindo o fortalecimento de políticas públicas que amparem as crianças e jovens, dizimando possíveis explorações físicas, psicológicas ou sociais.

A data servirá ainda, conforme coordenadora do CREAS local, Saschia Bandeira, para o poder executivo “Estender com mais força as atividades de orientação nos bairros, escolas, unidades de saúde, áreas públicas e demais espaços públicos ou privados que estejam estabelecidos no município acerca do combate ao trabalho infantil”.

Iguatu é notícia

Tchau querido: Agenor Neto segue condenado no STJ e está fora...

O deputado estadual e ex-prefeito de Iguatu Agenor Neto (PMDB) teve recurso contra uma condenação sua rejeitado em 2015, pela Justiça do Ceará. O ex-gestor foi...