Blog

Emenda da deputada estadual Mirian Sobreira propõe a criação da 4ª Vara da Comarca de Iguatu

0

Em virtude da proposta de reestruturação da organização judiciária no Estado que trata da extinção de comarcas do interior, a deputada Mirian Sobreira propôs emenda aditiva que tem como objetivo garantir a criação da 4ª Vara da Comarca de Iguatu, a fim de atender os aspectos de demanda, população e recomendação do Conselho Nacional de Justiça. “É preciso discutir o impacto social das mudanças e não se restringir a números e orçamento”, declara a parlamentar.

O projeto de reestruturação prevê a extinção de comarcas vinculadas e a transferência de unidades judiciárias de municípios com menores demandas para cidades adjacentes. Para Mirian Sobreira, a proposta representa retrocesso nas garantias de acesso da população à Justiça. “Não podemos pensar apenas na população de Fortaleza, mas também nos jurisdicionado que residem no interior do Estado e que poderão, com essas alterações, vir a sofrer um prejuízo grande”, ressalta a parlamentar.

XIX Festival de Violeiros é realizado pelo Sesc em Iguatu

0

Numa programação especialmente voltada à valorização da cultura nordestina e aos talentos regionais, o Sesc*, instituição integrante do Sistema Fecomércio – CE, realiza o XIX Festival de Violeiros, em Iguatu. As atividades acontecem no dia 21/10 e entre os dias 23 a 26/10, em espaço externos e na Unidade Iguatu do Sesc. A programação é gratuita, com classificação livre.

As apresentações reúnem admiradores das rimas e cantorias de viola,através das letras, os violeiros conseguem transmitir alegria, humor, ironia e crítica com base na criatividade de um talento nato de cada artista popular. Na Unidade Iguatu do Sesc, entre as atrações, nomes como Jota, Jotinha e Jotão, Zé Viola, RogérioMenezes, Jonas Bezerra e Rubens do Valle.

Governo do Ceará forma mais 1.350 policiais militares e amplia segurança no Estado

0
Novos 1.350 soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram graduados nesta sexta-feira (20), em solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará. Presidido pelo governador Camilo Santana, acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, o evento marca o início de mais 1.282 homens e 68 mulheres no reforço da segurança estadual.

O efetivo corresponde à 1ª turma do concurso lançado pelo governador Camilo Santana em julho de 2016 – que convocará, no mínimo, 4.200 PMs, distribuídos em três turmas. A 2ª turma aprovada no certame está em processo de formação na Academia Estadual de Segurança Pública desde julho último; e a 3ª turma já foi chamada para a etapa de inspeção de saúde.

De acordo com o governador Camilo Santana, a projeção é ter o efetivo total em atividade o mais breve possível. “Estes aprovados hoje vão imediatamente para as ruas e vão integrar a nossa estratégia de combater a violência”, adiantou. “Estou muito feliz com esta nova turma e não temos medido esforços para aumentar o efetivo do Ceará e para manter os investimentos em segurança pública”, continuou o chefe do Executivo.

Prefeitura promove 3º curso de Tratorista Agrícola para trabalhadores rurais

0

A capacitação foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Agricultura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Federação de Entidades Comunitárias do Município de Iguatu (FECIC) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu. O objetivo é qualificar os trabalhadores rurais no emprego de técnicas corretas e seguras na operação, na regulagem e na manutenção de tratores agrícolas e implementos.

Com uma semana de duração, o curso, que começou na terça-feira, 10, e encerrou nesta quarta-feira, 18, contou com aulas teóricas e práticas para qualificar a mão de obra rural de oito agricultores que trabalham diretamente com o programa Agricultura Familiar.

População e autoridades formalizam demandas para segurança da região Centro-Sul

0
A audiência pública, requerida pela deputada estadual Mirian Sobreira, lotou o auditório da URCA, em Iguatu, para debater sobre a segurança na região Centro-Sul do Ceará nesta terça-feira, 17 de outubro. O debate teve como objetivo buscar medidas efetivas para reduzir a sensação de insegurança da população após sucessivos registros de ações criminosas.
O Representante da Secretaria de Segurança e Defesa Social, Coronel Gilvandro Oliveira – Comandante de Policiamento do Interior Sul, ressaltou a importância da iniciativa e da mobilização realizada pela deputada. “Em todos os anos de polícia, essa é a primeira vez que conseguimos juntar todas as entidades, procurei uma que estivesse faltando, mas não encontrei. Toda a sociedade está aqui unida discutindo a segurança pública”.

Mês da criança será celebrado em várias localidades de Iguatu

0

A Prefeitura de Iguatu, através das secretarias de Assistência Social e Educação, em parceria com os Cras, está realizando até 29 de outubro, o 1° Festival das Crianças, contemplando várias localidades do município.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Eliane Braz, o intuito é dar mais oportunidade de diversão as crianças de Iguatu durante o seu mês, oferecendo festivais da pipoca, algodão doce e picolés, lembrancinhas, lanches, parques infláveis, apresentações de palhaços, brincadeiras, contação de histórias, pinturas de rosto e trem da alegria.

Primeira edição do Projeto Um Novo Tempo na Comunidade supera expectativas

0

Foi realizado na localidade de Estrada, distrito de Alencar, a primeira edição do projeto Novo Tempo na Comunidade, num evento idealizado pela Prefeitura de Iguatu, através das secretarias da Saúde e Assistência Social, com objetivo de aproximar ainda mais a Prefeitura ao povo no intuito de ampliar a participação do cidadão nas decisões do poder público descentralizando desta forma os serviços prestados pelo município.

Várias autoridades participaram, dentre elas o prefeito Ednaldo Lavor, presidente da Câmara, Mário Rodrigues, e demais vereadores, secretários, assessores, líderes comunitários e a população em geral.

De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor, a presença do governo nas comunidades serviu também para prestar contas das ações desenvolvidas ao longo desses nove primeiros meses de administração, bem como, para identificar novas demandas de médio e longo prazo.

Hospital Regional de Iguatu realiza programação em comemoração ao Dia das Crianças

0

Encerrou ontem, domingo (15), uma ação com as crianças internadas no Hospital Regional de Iguatu, que buscou minimizar o sofrimento dos pequenos pacientes da Unidade Pediátrica com presentes ofertados pela Prefeitura, através das secretaria da Saúde e Assistência Social, em parceria com a Escola de Saúde Pública e Urca.

O prefeito Ednaldo Lavor acompanhado da primeira dama e atual secretária de Assistência Social, Eliane Braz, visitou o Hospital Regional de Iguatu, em especial os pacientes da Unidade Pediátrica, onde fez distribuição de presentes a cada uma das crianças internadas. A iniciativa foi junto as enfermeiras da ala pediátrica e marcou o Dia das Crianças em Iguatu.

Saúde: mutirões garantem mais qualidade de vida para a população de Iguatu

0

A Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria da Saúde, realiza neste sábado, 7, na Policlínica, mais um mutirão de cirurgias de catara e pterígio, como parte do programa Mutirão de Uma Nova Visão. A ação vai beneficiar pelo menos 71 (setenta e um) pacientes.

Durante os meses de agosto e setembro, no 1° Mutirão, a Prefeitura realizou 235 cirurgias e até o final de outubro o número vai chegar a 406, levando-se em consideração que nos dias 21 e 22 de outubro, serão realizados mais 100 procedimentos.

De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor, a realização do mutirão é para atender uma antiga reivindicação da população e de pacientes que aguardavam por estes benefícios. “Nada pode ser mais importante que devolver às pessoas a capacidade de enxergar, como estamos fazendo com o mutirão de cirurgias de cataratas” destacou Ednaldo.

Prefeito Ednaldo Lavor reinaugura nova Cozinha Comunitária do Bairro Areias

0

O bairro Areias, em Iguatu, ganhou na noite de ontem (5) uma nova Cozinha Comunitária. A solenidade de reinauguração contou com participação do prefeito Ednaldo Lavor, do vice-prefeito Marcos Sobreira, da secretária de Assistência Social, Eliane Braz, do presidente da Câmara, Mário Rodrigues, demais vereadores, lideranças comunitárias e a população em geral.

A nova Cozinha Comunitária é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), reimplantada com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Iguatu. Segundo a secretária de Assistência Social, Eliane Braz, diariamente, serão servidas 200 refeições por um preço de R$ 1,00, sendo que estão cadastradas 100 pessoas, podendo esse número ser ampliado conforme as necessidades.

Iguatu é notícia

Tchau querido: Agenor Neto segue condenado no STJ e está fora...

O deputado estadual e ex-prefeito de Iguatu Agenor Neto (PMDB) teve recurso contra uma condenação sua rejeitado em 2015, pela Justiça do Ceará. O ex-gestor foi...